quinta-feira, 1 de abril de 2010

Segredos II

Tenho um incontrolável medo da velhice.


Há uns dias atrás quando estava a regressar a casa para férias, vinha no autocarro e, como sempre, a pensar imenso. Surgiu-me então a ideia de falar destes meus segredos: medos, manias, pancas, sentimentos, etc. Comecei a apontar nos rascunhos do telemóvel alguns dos tópicos sobre os quais queria falar e, a dada altura, senti um braço a cair sobre mim.
Ao meu lado estava sentada uma senhora idosa. Adormeceu durante a viagem e sem dar conta deixou o seu braço cair sobre mim. Quando acordou e reparou, a senhora ficou envergonhada mas não foi capaz de dizer uma única palavra.
Senti que aquela mulher teve vergonha de ser velha e de ter adormecido. Com isto apercebi-me do meu medo da velhice.
Tenho medo da solidão que me pode assolar. Medo do desprezo. Medo do abandono. Medo das doenças. Medo da perda dos movimentos. Medo da perda da lucidez. Mas tenho principalmente medo de não saber envelhecer, de achar que serei sempre a eterna menina, de me tornar ridícula quer por ser conservadora, quer por ser liberal de mais. Tenho medo de não encontrar o equilíbrio.
Eu tenho avós e sei que podia ser uma neta muito mais presente e só não o sou por preguiça. E é, talvez, por este abandono que dou aos meus avós que tenho tanto medo de envelhecer.

O que acham que o vosso futuro vos reserva para a velhice?

5 comentários:

♥ Pedaços de Cor♥ disse...

Tenho um certo medo é verdade. Mas faz-me mais confusão e pena quando vejo alguem assim de mais idade na rua sozinhos , se realmente aquela pessoa está sozinha, ou se precisa de alguma coisa.
Não sei , penso muito nisso.

**

B! disse...

Eu só não quero é ficar demente, presa a uma cadeira de rodas/cama e dependente de tudo e todos. De resto...

beijinhos

' Claudjinha disse...

o meu medo não é a velhice, é a solidão. é o abandonarem-me porque sou velhinha. nem sei se chegarei la, mas pronto...

- Sílvia ♔ disse...

Post lindissimo (:
Desculpa a minha ausência!
Agora sim, estou a 100% para comentar o teu blog mais que perfeito ^^
Beijinhos (;

Lau disse...

De facto, se todos os jovens refletissem um pouquinho nisso de certo muitos idosos(velhinhos) seriam mais felizes, mais bem tratados, mais amados, mais acariciados.. o que vale esta geração (a minha:) já não vai tão longe na idade da velhice (não como sopaaa, vou cedo embora :))..bjinho grand

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário! Volta sempre. Segue. (: