quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fenómenos II


Redes Sociais

Ainda hoje estive a falar com a minha colega Andreia sobre redes socais. Qual a sua utilidade mesmo?

Facebook. Twitter. Hi5. Orkut. Flickr. Netlog. Estas são algumas das mais conhecidas rede sociais no nosso país.
Fui pesquisar, no Wikipédia, o conceito de Rede Social e encontrei isto: "Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivos em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das ideias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum".
Para mim, neste momento, uma rede social é muito mais do que isto. Tenho conta em duas das redes acima referidas: Hi5 e Facebook. Quando vou a ambos o que eu vejo não são “relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres entre si”, aliás,não na maioria das vezes. O que eu vejo, em grande parte, é gente a mostrar todos os pormenores da sua vida; miúdas(os) muito novas a exibirem-se de tal maneira que parece que estão à venda; homens e mulheres completamente dementes a comentarem as fotos e perfis dessas mesmas miúdas(os); relações instantâneas provenientes dessas redes. O que é raro eu conseguir ver é reais relações afectivas e profissionais, principalmente profissionais.
No meu grupo de amigos, a maioria afirma que vai ao Hi5 ou Facebook ver a vida dos outros”, o que significa que não usam os mesmos com o seu principal objectivo: criar ligações. As redes sociais estão cada vez mais em voga, já não passam despercebidas a ninguém, e a prova disso é que tenho um professor que faz todos os seus avisos propostas através de uma destas redes.


E vocês? Usam alguma? Qual? Com que objectivo?

4 comentários:

' Claudjinha disse...

eu uso o Hi5 porque gosto de ter lá as minhas fotos, mas raramente visito o dos outros. ou visito para procurar, por exemplo, um amigo da primária que já não vejo desde então. o facebook... é por causa dos quizzs! LOL

- Sílvia ♔ disse...

Eu uso o facebook .. No entanto, foi mesmo uma mera experiência.
Acabei por ficar com ele ^^

Juh disse...

Sim teno hi5 e facebook!!!
O facebook uso principalmente para falar c a minha familia que esta longe e para jogar farmville lol e o hi5 mais para ver os meus amigos e assim!!!

beijinho

Juh

Anónimo disse...

eu vou ser sincera

vejo o hi5 e o facebook pa ver a vida dos outros

especialmente de algumas pessoas --'

Paulitaaa

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário! Volta sempre. Segue. (: