Ainda hoje estive a falar com a minha colega
Andreia sobre redes socais.
Qual a sua utilidade mesmo?Facebook.
Twitter.
Hi5.
Orkut.
Flickr.
Netlog. Estas são algumas das mais conhecidas rede sociais no nosso país.
Fui pesquisar, no
Wikipédia, o conceito de Rede Social e encontrei isto:
"Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivos em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das ideias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum".
Para mim, neste momento, uma rede social é muito mais do que isto. Tenho conta em duas das redes acima referidas:
Hi5 e
Facebook. Quando vou a ambos o que eu vejo não são “
relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres entre si”, aliás,não na maioria das vezes. O que eu vejo, em grande parte, é gente a mostrar todos os pormenores da sua vida; miúdas
(os) muito novas a exibirem-se de tal maneira que parece que estão à venda; homens e mulheres completamente dementes a comentarem as fotos e perfis dessas mesmas miúdas
(os); relações instantâneas provenientes dessas redes. O que é raro eu conseguir ver é reais relações afectivas e profissionais, principalmente profissionais.
No meu grupo de amigos, a maioria afirma que vai ao
Hi5 ou
Facebook “
ver a vida dos outros”, o que significa que não usam os mesmos com o seu principal objectivo:
criar ligações. As redes sociais estão cada vez mais em voga, já não passam despercebidas a ninguém, e a prova disso é que tenho um professor que faz todos os seus avisos propostas através de uma destas redes.